O Festival de Artes de Tobias Barreto (TobiArte) está prestes a começar. O evento chega a sexta edição e promete surpresas aos espectadores. Entre os dias 21 e 25 de outubro grandes nomes do teatro sergipano se apresentarão na Praça do Cruzeiro. Serão mais de 40 atrações, entre espetáculos cênicos, musicais e de dança no município.
 “O nosso objetivo é o de possibilitar o acesso da população à cultura fora da capital. Levamos o que há de melhor na nossa cena cultural para o interior e estimulamos a produção artística local”, destaca o idealizador do festival e secretário Municipal da Cultura, Josenilson Bispo.
 A cada o ano o TobiArte tem se consolidado com um dos maiores festivais de arte de Sergipe. É, na atualidade, o maior festival cênico do Estado, que recebe não somente os tobienses, mas sergipanos de municípios vizinhos e turistas da Bahia e Alagoas. 
 A programação do festival está bastante recheada e com nomes de peso do teatro sergipano, como a Stultífera Navis, com os espetáculos “Cabaret do Insensatos” e “O Doente Imaginário”, o grupo Imbuaça, com “O Mundo tá Virado”, a Cia de Artes Tetê Nahas, a Cia Gentileza de Artes Integradas (Cigari), com o espetáculo “O Circo Sem Lona” e o Mamulengo de Cheiroso, com “ O Filho da Figueira”. 
 Haverá, ainda, o espetáculo “Vulcão”, do grupo Caixa Cênica, “Engodos e Chumbrengos”, do Boca de Cena, “Pescando Lendas”, da Companhia Valdice Freire, “Dando Nó em Pingo D’Agua”, do grupo Eitcha, “Descortinando Sergipe”, da Companhia Cobras e Lagartos e “Farratataia Sergipana” do grupo Oiteiros.
 Esta edição traz algumas novidades, como o Baile da Melhor Idade, que acontecerá no Casarão de Cultura, e o Sarau do Coreto, que contará com a apresentação de bandas alternativas, como a Lacertae, e de músicos do município de Tobias Barreto. “Esta é uma forma de oportunizar um espaço para que os artistas locais se apresentem e mostrem o trabalho”, conta Josenilson Bispo.
 A programação ainda contempla o Fórum dos Dirigentes e Secretários de Cultura e apresentação do cortejo folclórico. A já tradicional participação das escolas tobiense está mais do que confirmada. Ao todo serão 10 apresentações estudantis, entre espetáculos cênicos e musicais, no palco principal do Tobiarte. “Esses jovens são, juntamente com as companhias teatrais, a grande atração do festival”, destaca Bispo.

Comentários