É cada dia maior o número de pessoas diagnosticadas com câncer no município de Itapicuru-Ba. Alguns desinformados afirmam que o crescimento do número de pessoas com câncer é resultado do fato de a população estar vivendo mais. Porém, estudos científicos provam que existe uma relação direta entre o câncer e a alimentação e, mais precisamente, com a contaminação dos alimentos por agrotóxicos. O Brasil, como se sabe, é o país que mais consome agrotóxicos no mundo.
 

 Nas plantações de verduras e legumes no município de Itapicuru-Ba é comum o uso excessivo de produtos agrotóxicos, material que coloca em rico de contaminação as pessoas que trabalham na lavoura e o consumidor das hortaliças, que são comercializadas no próprio município e nas feiras livres de cidades vizinhas, a exemplo Tobias Barreto que consome boa parte desses alimentos. Infelizmente e Itapicuru não existe uma fiscalização rígida para coibir a aplicação dos agrotóxicos.
 
   Em todo o País a gravidade dessa situação vem sistematicamente sendo denunciada pela Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Em dossiê intitulado Um alerta sobre os impactos dos agrotóxicos na saúde, a Abrasco afirma que o processo produtivo agrícola brasileiro está cada vez mais dependente dos agrotóxicos. Apesar de todos esses alertas, os agrotóxicos continuam sendo usados indiscriminadamente e sem nenhum controle por parte do governo federal. Pelo contrário.
 
Fonte: portaltobiense
 
 

Comentários