Tradicionalmente realizada em diversos municípios baianos, a festa de “São João” não será tão “estrelada” neste ano de 2012. A maioria dos municípios atingidos pela maior seca dos últimos 40 anos estão cortando gastos com as atrações contratadas para animar a festa junina. Esse é o caso do município de Nova Soure, que, atendendo recomendação expedida pelo Ministério Público estadual, reduziu os gastos com a festa que se iniciará no próximo dia 22 de junho, sexta-feira. 

Os gastos excessivos devem ser evitados, explicou o promotor de Justiça Leonardo Quintans Coutinho, porque as despesas seriam incompatíveis com o estado de emergência decretado pelo Município.
 
Foi nesse sentido que o promotor de Justiça encaminhou a recomendação á Prefeitura de Nova Soure. Em resposta, o prefeito já informou ao MP que a festa, que se iniciaria no dia 22, e seria encerrada no dia 24, ou seja, três dias de festa, terá agora apenas dois dias, 22 e 23 de junho, sexta-feira e sábado. 
 
Como os gastos excessivos também poderiam ferir os princípios constitucionais da razoabilidade e da proporcionalidade e isso foi destacado por Leonardo Coutinho, o Município reduziu ainda os dias da festa de “São Pedro”, que acontece num povoado local; contratou atrações mais baratas e reduziu gastos com a decoração e ornamentação do “São João”.  

A Prefeitura de Nova de Soure primeiramente tinha anunciado as seguintes atrações para a sua festa junina: Maria Cecilia e Rodolfo, Santana, Paulinho e Forró Pauleira, Trio Nordestino nos dias 22, 23 e 24 de junho. Agora os dias da festa serão na sexta-feira e no sábado, 22 e 23 de junho, com Forró do Bom, Trio Nordestino, Trio Barnabé e Paulinha Abelha e Marlus.
 
 
Dia 22 (Arraiá Principal na Apoteose do Forró)

Trio Pitiguari
Forró do Bom
Thais Juriti
Trio Nordestino

Dia 23  (Arraiá Principal na Apoteose do Forró)

Tio Barnabé
Flor Serena
Zé de Tonha
Paulinha Abelha e Marlos (Ex-Calcinha Preta)

 

Fonte: ASCOM
 

Comentários